Lights Out (く ら や み で ド ッ キ リ aceso. A Shot in the Dark em japonês) é o vigésimo quinto nível (incluindo lutas contra chefes) em Crash Bandicoot e o remaster de N. Sane Trilogy do primeiro jogo, e o oitavo nível que o jogador deve ser concluído na terceira ilha. Envolve Crash se esgueirando pelos corredores escuros do Castelo do Cortex enquanto é ajudado por uma máscara iluminada Aku Aku. É também o primeiro tipo de nível a apresentar a icônica mecânica de jogo que envolve Crash viajando por níveis escuros com uma pequena fonte de luz. O jogador pode usar um caminho de gema após adquirir a gema amarela para obter caixas extras para obter a gema roxa.

Design do nível

A Lights Out acontece nos corredores escuros do Castelo Cortex, possivelmente na parte do sótão do castelo, pois não há piso estável ou fonte de luz disponível. Os corredores do castelo são decorados com muitas recordações diferentes, incluindo escudos, cadeiras e bordados com "N" neles, que se alinham contra as paredes do castelo. Ao longo do caminho, Crash usará as vigas e as plataformas móveis do sótão para manobrar. O nível está cheio de armadilhas de todos os tipos, incluindo lâminas oscilantes e plataformas em queda. O caminho também está cheio de ratos.

Todo o caminho que o Crash irá percorrer carece de qualquer fonte de luz. Para compensar essa falta de luz, ele usará Aku Aku especialmáscaras para ajudar a iluminar seu caminho. Essas máscaras especiais de Aku Aku agem de forma diferente das coletadas em outros níveis. Crash não será capaz de coletar 3 máscaras Aku Aku neste nível, então ele não será capaz de atingir a invencibilidade. Perder uma máscara de Aku Aku significa que Crash estará perdendo uma fonte de luz. Para compensar a alta probabilidade de Crash perder sua fonte pessoal de luz devido às armadilhas e inimigos espalhados pelo nível, haverá uma abundância de máscaras de Aku Aku para ele coletar. Ainda é importante que Crash mantenha suas máscaras o maior tempo possível, pois há muitos pulos e inimigos à espreita nas sombras que podem facilmente fazer com que ele perca sua fonte de luz.

Inimigos e obstáculos

  • Ratos
  • Pendulos

Dicas e estratégias

  • O jogador precisa ter cuidado com os ratos girando , porque girá-los pode quebrar as caixas de Aku Aku à distância, o que significaria que Crash teria que ficar por um período no futuro sem uma fonte de luz. Recomenda-se sempre saltar sobre esses inimigos neste nível, em vez de girá-los.
  • No N. Sane Trilogy, é recomendado obter a gema do nível no modo Time Trial. É o único nível de gema colorida no primeiro jogo sem uma Rodada de Bônus e morrer (o que não custará nenhuma vida) sempre irá renascer de volta ao início, não bloqueando a gema.

Tradução de dicas do Aku Aku na versão japonesa

  • Como este palco está escuro como breu, eu me torno leve. Conforme o tempo passa, meu poder vai acabando, então você deve se apressar. Quando eu era jovem, você poderia me carregar ainda mais.
  • Se você errar em cronometrar as plataformas, poderá pular para os lados para se proteger, mas apenas se estiver em uma emergência.
  • Se você dominou este estágio, pode até mesmo superá-lo sem depender do meu poder. Não desista se escurecer, avance usando os olhos do coração.

Curiosidades

  • O nome do nível é baseado no velho ditado na hora de dormir.
  • Este nível é a única instância em Crash Bandicoot em que uma gema colorida é necessária para adquirir outra gema colorida.
  • Este é um dos níveis mais curtos do jogo, mas ainda não é o mais fácil.
  • Há um Aku Aku autônomo no caminho da gema amarela e mais à frente da plataforma da gema, as únicas instâncias dele em sua forma fantasmagórica no jogo.
  • No N. Sane Trilogy, a máscara no caminho da gema amarela não existe mais, deixando a que está na rota normal como a única no jogo.
  • Há uma falha neste nível onde se Crash entrar com 2 máscaras Aku Aku e não morrer, então no final do nível uma das lâminas oscilantes estará balançando para trás e para frente ao invés de lado a lado como normal. No entanto, isso nem sempre acontece. Fumbling in the Dark tem uma lâmina semelhante no meio do nível.
  • Na primeira versão do protótipo, Lights Out aparece inacabado e sem texturas, tornando muito fácil para o jogador encontrar o seu caminho mesmo na escuridão total. No entanto, Fumbling in the Dark tem texturas e parece mais completo. O jogo também irá congelar no final, tornando o nível impossível de ser concluído. No entanto, existe um emulador conhecido que permite ao jogador completar o nível sem congelar.
  • No protótipo, não há gema amarela e a área que requer a gema amarela não está lá.
  • No protótipo, as lâminas oscilantes não estão presentes e provavelmente foram adicionadas posteriormente para tornar o nível mais difícil.
  • No protótipo, Aku Aku tem sua aparência normal em vez de sua aparência fantasmagórica na versão final. Ele ainda ilumina o caminho, embora Crash não precise realmente dele para completar o nível. A razão para isto é desconhecida.
  • Se o player desligar o SFX, a música tocará sem o pequeno intervalo na primeira parte da faixa
  • Em Uncharted 4: A Thief's End, o capítulo 7 é chamado de "Luzes apagadas". Isto é possível uma referência para este nível, já que a Naughty Dog fez a série original Crash Bandicoot e a série Uncharted.
  • É recomendado obter uma relíquia de Platnium neste nível, seguindo o caminho da gema amarela.