FANDOM

Spyro the Dragon é o protagonista principal e personagem principal da série Spyro the Dragon e um antigo mascote para o PlayStation da Sony. Esta iteração é a mais prolífica, tendo atuado em 10 jogos (11 se contarmos a Trilogia Reignitada, e 13 se considerarmos como três jogos separados), com um papel de destaque e algumas participações especiais nos jogos Crash Bandicoot.

Descrição Editar

Ele possui várias habilidades e poderes especiais, tais como lançar fogo, das cabeçadas, subir escadas, voar, nadar, planar, etc. Durante o decorrer da série, Spyro derrota vários vilões e salva vários reinos encantados. Alguns dos vilões mais famosos derrotados por Spyro são: Dr.Shemp em Spyro the Dragon, Ripto em Spyro 2: Ripto's Rage!, A Feiticeira Bianca em Spyro: Year of the Dragon, entre outros.

Personalidade Editar

Spyro é conhecido por ser corajoso, teimoso, ansioso e arrogante. Ele tem um senso imutável de heroísmo, simpatia e tem uma personalidade impetuosa. Ele tem pouca preocupação com sua própria segurança e pode ser irresponsável às vezes, sendo extremamente curioso e quase sempre cauteloso, o que poderia colocá-lo em problemas. Spyro entra em muita malícia e é conhecido por ser arrogante, uma característica que pode levar à sua queda.

Como um jovem dragão no primeiro jogo, Spyro era travesso, malcriado e meio cabeça-dura.

Em Spyro 2: Ripto's Rage! eSpyro: Year of the Dragon, ele se tornou menos arrogante e mais equilibrado. Ele tem interesse mínimo no amor, pois perdeu sua chance com Elora em Rage's Rage! e considerou a cena de Hunter se apaixonando por Bianca como "uma visão triste".

Em Spyro: Enter the Dragonfly, seu comportamento é significativamente mais amigável do que o de seus jogos anteriores e posteriores, apesar do número limitado de cenas em que ele aparece.

Em Spyro: A Hero's Tail, ele se tornou muito mais arrogante, e em saídas mais recentes, na verdade, negou ajuda àqueles que não indicaram expressamente que iriam premiá-lo. Apesar disso, ele ainda salva o mundo, mesmo que não seja de bom grado.

Na Trilogia Reignited, a personalidade geral do Spyro parece ser mais madura e amigável em comparação com a trilogia original. Sua primeira cena com Elora é significativamente mais amigável, quase brincalhão em tom. Paralelamente, suas interações com os vários dragões no primeiro jogo foram significativamente atenuadas e o tom de Spyro foi suavizado.

Habilidades Editar

Os principais ataques de Spyro consistem em carregar seus oponentes com seus chifres e cuspir fogo neles. Porque ele é jovem, Spyro não pode voar muito bem e não pode respirar um fluxo contínuo de fogo; em vez disso, ele apenas cospe rajadas de fogo em forma de flecha e desliza de um lugar para outro.

Conforme Spyro fica um pouco mais velho, ele aprende como usar suas asas como um escudo, nadar debaixo d'água, salto duplo, mergulho de cabeça e respirar uma corrente de fogo. Em Ripto's Rage e Year of the Dragon, existem power-gate que temporariamente dão a Spyro a habilidade de ser invencível, voar, cuspir rajadas de fogo massivas (superflame), e carregar extremamente rápido (supercharge). Em Enter the Dragonfly, o Spyro ganha gelo, eletricidade e borbulhas. Na cauda de um herói, Spyro recebe um fôlego de água adicional. Ele também ganha a habilidade de lançar vários feitiços e a arte de Dragon Kata no Shadow Legacy.

História Editar

Passado Editar

Como foi dito em uma entrevista à Sparx pelo DNN (Dragon News Network), alguns detalhes do passado de Spyro são conhecidos. Sparx costumava rastejar em torno do ovo de Spyro quando ele era uma larva, quando havia paz nos Reinos do Dragão. Spyro é, na verdade, um Dragon Artisan e pode ter nascido em Stone Hill, já que a cena de encerramento está em Stone Hill.

Spyro The Dragon Editar

Em Spyro the Dragon, Gnasty Gnorc atacou os Dragon Realms, congelando todos os Dragons em estátuas de cristal depois de ser ridicularizado e insultado por Lindar. Young Spyro e Sparx foram os únicos que o feitiço mágico de Gnasty não conseguiu afetar, devido ao Spyro ser menor que os outros dragões, e partiram através dos Reinos Dragões para libertar os Dragões residentes e recuperar seu tesouro. Depois de viajar pelos cinco Dragon Realms (incluindo o Gnasty's Realm, o antigo Dragon Junkyard), libertando todos os 80 Dragons, recuperando todos os 14.000 tesouros, encontrando todos os 12 ovos de dragão e eliminando todos os minions de Gnasty Gnorc, Spyro e Sparx desafiados, perseguidos e derrotados Gnasty Gnorc.

Durante uma entrevista na vitória de Spyro, o jovem dragão observou que a cada boa batalha, é preciso um bom adversário, e revelou que Gnasty Gnorc era um adversário digno, apesar de ter uma natureza equivocada. Isso fez com que os Dragões ficassem novamente presos em cristal por um personagem invisível (presumivelmente Gnasty Gnorc), e Spyro antecipou outra aventura. Algum tempo depois, Spyro tratou Sparx e ele mesmo para passar as férias em Dragon Shores, um parque temático em Dragon Realms operado por Big Gnorcs que conseguiu sobreviver a ser atacado por Spyro e desde então se reformou.

Avalar Editar

Em Spyro 2: Ripto's Rage !, durante um período prolongado de tempo chuvoso, Spyro e Sparx decidiram que precisavam de férias dos Dragon Realms. Percebendo o portal para Dragon Shores e lembrando que eles não estavam lá desde que derrotaram Gnasty Gnorc, Spyro e Sparx entraram no portal para escapar do mau tempo.

No entanto, para sua surpresa, eles chegaram em um reino chamado Avalar, porque o professor Elora, o Fauno, Zoe, a Fada, e o Caçador, a Chita, haviam redirecionado o portal para trazê-los para lá. Depois de um momento confuso, encontraram um ditador chamado Ripto, que ficou furioso porque os moradores trouxeram um dragão para Avalar. Uma breve luta aconteceu, terminando com a fuga de Ripto para a Floresta de Verão de Avalar, depois que seu cetro mágico caiu na boca de sua montaria de dinossauro, Gulp. A pedido de Elora, Spyro e Sparx visitaram os reinos de Avalar e recuperaram vários talismãs, depois perseguiram Ripto e lutaram contra um dos servos de Ripto, Crush.

Depois que Crush foi esmagado sob uma pilha de pedras, Ripto e Gulp escaparam para Autumn Plains, e Spyro e Sparx pegaram o resto dos talismãs de Avalar e os perseguiram. Spyro e Sparx alcançaram Ripto e lutaram contra sua montaria, Gulp. Elora ajudou fornecendo armas para usar contra Gulp; Ripto caiu da arena de batalha depois da batalha, e Elora deu a Spyro um lugar para descansar enquanto ela voltava para o Professor para checar um portal para devolver Spyro e Sparx para casa.

Spyro e Sparx decidiram procurar por Elora e encontraram-se em Winter Tundra. Lá, eles foram recebidos com notícias de que Ripto ainda estava vivo e trancou Elora e os outros do palácio da Tundra. Mais uma vez, Spyro e Sparx foram solicitados a viajar através dos portais locais, e desta vez, recuperar Orbs suficientes para desafiar Ripto. Ambos conseguiram e desafiaram Ripto a um duelo. Zoe informou Spyro e Sparx que o Professor estava trabalhando em novos tipos de Orbs, e uma feroz batalha se seguiu, com Spyro e Ripto usando poderes dos Orbs para o ataque. Ripto usou um Orbe para implantar uma versão grande e mecanizada de seu Gulp. Quando Spyro destruiu isso, Ripto usou outro Orb para transformar o chão da arena em lava, enquanto criava um grande mecha-bird para ajudar a acabar com Spyro e Sparx. Spyro os combateu em um duelo aéreo e o derrotou, enviando-o para sua (suposta) morte na piscina de lava. Spyro e Sparx foram enviados de volta para Dragon Shores para começar suas férias.

No epílogo, foi revelado que Spyro visitou Avalar em algum momento após suas férias, participando de uma festa de hidromassagem com o Chef, perdendo sua chance com Elora enquanto passava na atração Love Boat, e foi confrontado pela ovelha negra de um rebanho de ovelha.

Reinos Esquecidos Editar

Em Spyro: Ano do Dragão, os Reinos do Dragão estavam celebrando um evento importante: o Ano do Festival do Dragão. A cada doze anos durante esse tempo, as Fadas entregam ovos de dragão para os Reinos Dragões, que se tornarão a próxima geração de Dragões. Neste ano, as fadas entregaram 150 ovos para os reinos de dragão. Os dragões comemoraram até que eles caíram de exaustão e dormiram. Enquanto eles dormiam, uma misteriosa coelhinha chamada Bianca veio com um exército de Rhynocs para roubar os ovos de dragão. Os Dragões acordaram e notaram que sua mais nova cria de ovos de dragão havia sumido, e encontraram Bianca prestes a roubar o último ovo restante. Spyro, Sparx e Hunter tentaram impedir Bianca, mas já era tarde demais. Ela levou o ovo de volta através de um buraco de minhoca para o reino onde os Dragões viviam: os Reinos Esquecidos. Seu mestre, conhecido como a feiticeira, estava começando a perder seus poderes, devido ao fato de que os dragões, a fonte da magia do mundo, haviam migrado para o outro lado do planeta. Ela pegou os ovos de dragão, planejando usá-los em um feitiço para lhe dar vida e poder eternos.

Como os Dragões mais velhos não conseguiram passar pelo buraco de minhoca, eles determinaram que apenas Spyro e Sparx eram pequenos o suficiente para ir aos Reinos Esquecidos e recuperar os 150 ovos. Hunter insistiu que ele fosse junto, e depois de atravessar o buraco com dificuldade, conseguiu ajudar Spyro e Sparx.

A Feiticeira, junto com Bianca, criou monstros para afastar Spyro, mas ele os derrotou. Ao longo do caminho, a Spyro recrutou quatro novos aliados, incluindo Sheila the Kangaroo, Sgt. James Byrd, o pingüim voador, Bentley, o Yeti, e o Agente 9, o Macaco a serviço do Professor, todos prisioneiros de Moneybags a pedido da Feiticeira. Quando Spyro e Sparx chegaram à Montanha da Meia-Noite, Bianca percebeu o quanto sua amante iria para alcançar o poder. Ela traiu a Feiticeira e foi para o lado de Spyro, soltando Hunter de uma armadilha na qual ele havia caído e abrindo a porta para o covil da Feiticeira usando a magia de 100 ovos de dragão que Spyro encontrou. Em uma grande batalha, Spyro derrotou a Feiticeira; no entanto, ela não foi morta. Ele teve que recuperar 149 dos ovos perdidos, assim como 20.000 gemas para combatê-la novamente em uma região secreta dos Reinos Esquecidos. Depois de tomar o controle de uma espaçonave, Spyro derrubou a Feiticeira de uma vez por todas, recuperando o ovo final e salvando os Dragões da extinção.

Crise dos Reinos das Fadas Editar

Em Spyro: Season of Ice, depois que Spyro salvou os ovos de dragão das garras da Feiticeira, Spyro, Hunter e Bianca retornaram dos Reinos Esquecidos e os três decidiram tirar férias. Bianca estava pesquisando pontos de férias na biblioteca da Feiticeira, mas deixou cair seu livro mágico. Foi encontrado pelo humilde bibliotecário Grendor. Vendo que isso poderia torná-lo incrivelmente inteligente, ele encontrou o feitiço desejado e o recitou. ... Infelizmente para ele, ele leu o feitiço errado, levando-o a crescer outra cabeça com uma dor de cabeça latejante. Grendor então usou sua nova magia para congelar todas as fadas e espalhá-las pelos Reinos das Fadas.

Quando Zoe descobriu, ela rapidamente alertou Spyro em sua carta. Spyro, Sparx, Hunter e Bianca ascenderam aos Reinos das Fadas para resgatar todas as cem fadas congeladas, incluindo Zoe. Quando Spyro entrou no primeiro mundo, ele descobriu que os Reinos das Fadas tinham sido infestados por Rhynocs. Spyro foi capaz de derrotar todos os Rhynocs e, finalmente, Grendor, e libertou todas as fadas.

Retorno de Ripto Editar

Em Spyro 2: Season of Flame, após o retorno de Spyro e Sparx dos Reinos das Fadas, Ripto retornou para sua derradeira vingança contra os Dragões, espalhando todos os Fireflies, cujas criaturas mágicas dão aos Dragões sua respiração em chamas, por todo o Dragão. Reinos. As respirações dos Dragões ficaram geladas quando Spyro e Sparx iniciaram uma missão para encontrar os vaga-lumes. Eventualmente, depois de salvar todos os Fireflies, Spyro mais uma vez derrota Ripto, onde ele é banido pelo Dragon Elders.

Vingança de Ripto Editar

Mais tarde, em Spyro: Entre na Libélula, Spyro e Sparx voltaram vitoriosos após salvar os Pirilampos, levando os Anciãos Dragões a começarem a celebrar os dragões bebês que haviam sido salvos e conseguiram suas Libélulas. Infelizmente, Ripto escapou do banimento e caiu na festa, espalhando 90 das 151 Libélulas pelos Reinos Dragões. O Spyro e o Sparx foram encarregados de rastreá-los.

Eventualmente, Spyro e Sparx limparam todos os nove mundos ligados ao Dragon Realms, e entraram no portal de Ripto com a magia combinada de todas as Dragonflies. Eles entraram no portal de Ripto, e Ripto criou um escudo para si mesmo que era resistente ao fogo. Spyro destruiu o escudo e bateu Ripto. Mas quando Spyro pensou que ele tinha Ripto à beira da derrota, Ripto usou um feitiço mágico para crescer o dobro de seu tamanho. Ele então ergueu uma barreira de chamas, fazendo a chama de Spyro respirar inútil.

Spyro usou seu hálito de gelo para derrubar a barreira e congelar Ripto. Finalmente, em um último ato de desespero, Ripto usou sua magia para crescer ainda mais e incorporar pedaços de Crush e Gulp em seu corpo. Spyro facilmente derrubou o monstro com sua respiração elétrica. Como Ripto foi derrotado, ele amaldiçoou Spyro. Spyro descobriu que a magia de Ripto não funciona adequadamente porque ele era um dinossauro e, como tal, suas propriedades mágicas não poderiam sustentar o uso adequado da magia. Isso levou ao ódio de Dragões por Ripto, e é a razão pela qual ele é tão implacável em destruí-los. Os Anciãos do Dragão baniram Ripto mais uma vez, e os Reinos do Dragão estavam seguros mais uma vez.

O laboratório roubado Editar

Em Spyro: Ataque dos Rhynocs, Ripto tentou outra invasão, e foi capaz de assumir o controle do laboratório do Professor e expulsar Spyro e Sparx. Spyro e Sparx foram então incumbidos de viajar através dos Reinos para recuperar doze 'Hearts', a fim de abrir uma passagem de volta ao laboratório do Professor e confrontar Ripto novamente. Spyro e Sparx fizeram isso, e entraram novamente no laboratório e entraram em combate com Ripto novamente. Depois que eles o derrotaram, Ripto foi banido para Chateau Ripto, até se encontrar com Dr. Neo Cortex, levando aos eventos de Spyro Orange: The Cortex Conspiracy.

Herói da equipe Editar

Em Spyro Orange: The Cortex Conspiracy, a Ripto uniu-se ao Dr. Neo Cortex para se livrar de seus inimigos, Spyro e Crash Bandicoot. Eles começaram modificando geneticamente os lacaios "Riptoc" da Ripto e os disfarçando como Crash e Spyro, levando os dois protagonistas a acreditarem que eles eram um contra o outro. Crash e Spyro são alertados da situação de seus respectivos mundos e são enviados para se livrar dos Riptocs disfarçados. Crash e Spyro acabam se encontrando em Dragon Castles, acreditando que o outro é um Riptoc disfarçado, mas logo descobrem que ambos foram enganados e decidem se unir contra Ripto e Cortex. Eventualmente, Spyro, Sparx, Crash e Aku Aku derrotaram tanto o Cortex quanto o Ripto. Os dois heróis se agradecem enquanto os jogos terminam com uma foto de Crash tendo Spyro em uma headlock amigável.

O ancião traidor Editar

Em Spyro: A Cauda de um Herói, Spyro descobriu que os Reinos do Dragão estavam sendo mergulhados na escuridão, desta vez por um malvado Ancião do Dragão de muito tempo atrás chamado Red. Spyro e Sparx se juntaram a Hunter, o sargento. Byrd, e Blink the Mole, a fim de derrubar Red, e sua aliança profana de Gnorcs, junto com Gnasty Gnorc e Ineptune. Os cinco heróis batalharam em novos mundos e acabaram derrotando Red. No entanto, Red escapou para seu laboratório e construiu um exército de robôs transformando Gnorcs em robôs com a ajuda involuntária do professor.

Finalmente, Spyro rastreou Red em seu laboratório secreto, onde o dragão maligno se tornou um robô por causa do erro de Spyro. Spyro o derrotou novamente, e o Professor encolheu Red em um tamanho muito pequeno, então ele não seria capaz de atacar os Reinos do Dragão novamente.

O reino das sombras Editar

Em Spyro: Shadow Legacy, Spyro e Sparx retornaram aos Reinos do Dragão para descansar, apenas para os Reinos ficarem em ruínas por uma força maligna desconhecida. Eles logo descobriram que o Feiticeiro estava tentando tomar o controle dos Reinos do Dragão usando espelhos escuros e sombrios de cada Dragon Realm (chamado de Shadow Realms). Spyro aprendeu a arte do Dragão Kata e o uso da magia dos Anciões do Dragão, e partiu para resgatar aqueles que o Feiticeiro mantinha em cativeiro, e derrotou o Feiticeiro.

Depois de limpar o Dragon Realms e Avalar das influências sombrias, Spyro encontrou Red nos Mundos Esquecidos. Depois de derrotá-lo, ficou claro que Red era apenas um peão no plano do Feiticeiro de destruir os Reinos do Dragão. Red decidiu mudar seus modos e ajudar Spyro a derrotar o Feiticeiro. Depois que Spyro fez o seu caminho para o covil do Feiticeiro, o Feiticeiro se revelou um dragão com quatro asas que, como Spyro, era roxo também. Os dois se envolveram em combate e, quando Spyro ganhou, o Feiticeiro escapou antes de perder completamente o poder. Spyro retornou aos Reinos Dragões, e um desfile foi lançado em sua honra, com Red sendo recebido de volta nos Reinos do Dragão e fazendo as pazes com os outros Anciões (exceto Titã). Depois, Spyro e seus amigos se prepararam para o próximo movimento do Feiticeiro.

Fatos Interessantes Editar

  • Na versão japonesa de Spyro the Dragon e Spyro 2: Ripto's Rage !, Spyro foi dublado pela atriz Akiko Yajima para adicionar o charme da atmosfera japonesa do lançamento do jogo nos mercados japoneses. Akiko Yajima também fez a voz japonesa de Charlie Brown, a voz japonesa de Teddy da Full House, a voz japonesa de Peter Shepherd das versões em japonês Fuji TV e DVD do filme Jumanji (versão de TV Asahi foi feita por: Kazuhiro Shindou) e japonês de Edith voz do Despicable Me. Ela provavelmente era mais conhecida por fazer a voz de Shinnosuke Nohara para o anime Crayon Shin-chan, assim como Annie Barrs do RPG PS2 Tales of Rebirth.
  • Spyro faz uma aparição no Crash Twinsanity, onde ele aparece na Treasure Room (sem Sparx) do Evil Twins para recuperar seu tesouro roubado e brinda Dr. N. Gin, N. Brio e N. Tropy quando tentam interpretar como bem.
  • Spyro também fez uma breve aparição em um trailer no início do primeiro Ty o Tigre da Tasmânia, ao lado de Crash Bandicoot e Sonic the Hedgehog, todos os três estavam em uma enfermaria do hospital, tendo aparentemente saído de uma batalha com o tigre, pior .
  • O desenvolvedor do jogo da série de jogos Ty the Tasmanian Tiger mais tarde desenvolveria os dois primeiros jogos The Legend of Spyro.
  • Seu nome poderia vir da palavra grega "pyro" (que significa "fogo"), possivelmente fundida com o latim "spiro", "respirar".
  • O nome de Spyro poderia ter sido nomeado em homenagem ao Spyro Gyra, uma banda americana de jazz fusion.
  • Esta referência seria mais tarde colocada na Skylanders Academy, onde Spyro tinha acabado de explicar como ele conseguiu seu nome e encontrou alguém chamado "Gyra".
  • Spyro compartilha dubladores com Crash Bandicoot e Dr. Finkelstein da série Kingdom Hearts. Todos eles foram ditos por Jess Harnell, pelo menos uma vez.
  • Spyro também fez uma aparição no episódio de South Park, Imagination Land.
  • É aparente que Spyro tinha pelo menos 12 anos em Spyro: Year of the Dragon, já que os Dragon Eggs vêm a cada doze anos para os Dragon Realms. Embora, se os dragões amadurecerem mais lentamente que os humanos, a idade de Spyro poderia ser um múltiplo de 12.
  • Em um dos comerciais do primeiro jogo, o carneiro / cordeiro que protestava disse que Spyro é como "napalm em quatro pernas escamosas".
  • O relacionamento de Spyro com Ember é semelhante ao relacionamento de Sonic com Amy Rose da série Sonic the Hedgehog. Exceto agora, Ember não flerta mais com Spyro, enquanto Amy ainda está perseguindo Sonic.
  • Enquanto os chifres e rabos de Spyro são amarelos na maioria das artes, nos primeiros três jogos de Spyro, seus chifres e ponta de cauda são laranja.
  • Spyro é dito por Astor para ter A.D.D. (Transtorno de déficit de atenção).
  • Nos jogos clássicos de GBA Spyro (Spyro: Temporada de Gelo, Spyro: Temporada de Chama, etc.), a imagem na caixa de diálogo do Spyro mostra Spyro com olhos de cor vermelha, que é similar ao Skylanders de Spyro, que também tem olhos vermelhos.
  • Ironicamente, enquanto Spyro não tinha interesse no amor e chamou isso de "praga", seu colega na série The Legend of Spyro foi aquele que "caiu vítima do amor".
  • No gameplay, o Spyro não tinha picos significativos saindo de sua espinha até 2004.
  • Apesar de Spyro ser um réptil, sua estrutura corporal, controles e movimentos musculares são, em muitos aspectos, felinos, especialmente nos jogos que vieram antes de 2004.
  • Spyro e Hot Dog da série Skylanders compartilham dubladores (Carlos Alazraqui e Tom Kenny).
  • Em Spyro 2: Ripto's Rage !, quando Spyro estiver usando o Supercharge, ele mudará para seu modelo Spyro 1. Isso também acontece em Spyro: Year of the Dragon.
  • O redesign de Spyro na Trilogia Reignited mostra que ele tem uma pele roxa mais brilhante, e uma pele mais alaranjada em sua barriga, chifres e espinhos de cabeça, além de suas espinhas traseiras serem roxas também.

Galeria Editar